Geossítio Arajara: o mais novo geossítio do Geopark Araripe

Você sabia que o Arajara Park agora está dentro do Geopark Araripe? Saiba mais!

O Geopark Araripe, primeiro geoparque das Américas, é composto por uma rede delimitada de onze geossítios, são eles: Colina do Horto, Cachoeira de Missão Velha, Floresta Petrificada, Batateiras, Pedra Cariri, Parque dos Pterossauros, Riacho do Meio, Ponte de Pedra, Pontal de Santa Cruz, Mirante do Caldas e Arajara. Do qual abrange seis municípios do Cariri, dentre eles: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Conheça o Geossítio Arajara

O Geossítio Arajara está situado sobre as formações Exu e Araripina, últimas camadas deposicionais da Bacia do Araripe. Sua relevância está nos paredões rochosos da formação Exu, de até 936 metros de altitude, apresentando camadas cruzadas e arenito avermelhado. Além da biodiversidade local, caracterizada por apresentar distintos ecossistemas e ter a presença de espécies endêmicas, como o pássaro soldadinho-do-araripe e o caranguejo de água doce Guajá do Araripe.

Nas imediações do ponto principal do geossítio, que se dá na Trilha que leva à Gruta do Farias, há a presença de equipamentos de apoio e oferta de lazer aos visitantes, contando com a presença do parque aquático Arajara Park que dispõe de piscinas, restaurantes, tirolesa, arvorismo, toboáguas e trilhas. Pensando nisso, há grande potencial para o turismo ecológico e de aventura no espaço.

Durante o percurso, é possível observar árvores nativas e raras, predominantes de ecossistemas úmidos com presença de água corrente. Dentre elas destaca-se a samambaia-açu, que remonta a história de centenas de anos. É possível observar também diversas aves, entre elas a espécie endêmica, soldadinho-do-araripe, que se alimenta nas plantas e banha-se nas águas da principal fonte abastecedora da região, a fonte da Gruta do Farias. Ainda durante a trilha, há a presença da fonte Olho d’água onde é possível um contato direto das pessoas com a água cristalina.

Como visitar o Geossítio Arajara?

A visitação ao Geossítio Arajara é realizada de forma gratuita e guiada em um percurso de aproximadamente 20 minutos de trilha que leva até a Gruta do Farias. É aberto ao público para visitação guiada de 13h às 16h nos dias de funcionamento do parque, que inclui sábados, domingos, feriados nacionais e aberturas excepcionais. E, para visitação guiada durante a semana, é necessário ter um grupo a partir de 15 pessoas com agendamento prévio de pelo menos 7 dias através da recepção do Arajara Park, que pode ser contatada nos números: (88) 8827 7199 ou (88) 3532 3232.

Visite o Geossítio Arajara, o mais novo geossítio do Geopark Araripe!