10 lugares no Cariri para visitar nas férias com a família

O Cariri pode até não ter praia, mas sua formação tem outras inúmeras belezas naturais que tornam a região um Oásis dentro do Ceará e faz com que ela seja parada obrigatória na Rota Turística do Estado. Então na busca de um bom destino para mergulhar no Modo Férias, o Cariri logo se destaca na lista pela extensa Chapada do Araripe que envolve o território, um pé de serra rico em fontes de águas naturais sem falar no enorme arcabouço histórico e cultural que a região abriga.

Se você ainda não pensou no destino para suas férias, que tal saber mais sobre como aproveitar no Cariri?

O lugar é um atrativo aos turistas e famílias, com muitas outras opções de entretenimento, natureza, cultura popular de tradição e cordel, patrimônio histórico, museus e monumentos, religiosidade, tudo com um reflexo de um povo divertido e acolhedor que habita nessa região metropolitana do Cariri.

É por isso que, no balanço perfeito entre natureza e sossego, turistar pelas belezas do Cariri durante as férias se torna uma opção divertida e rica, além de te proporcionar estreitar os laços familiares e com a região. Então fica comigo que ao decorrer dessa leitura você vai conhecer 10 lugares no Cariri para visitar nas férias com a família.

Natureza e aventura

1| Arajara Park

Foto: Autoral

O Arajara Park é o maior parque aquático do interior do nordeste, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade de Barbalha. É um ambiente para os mais variados gostos oferecendo diversão, sossego e pausa na rotina urbana com banhos de águas naturais da fonte, contato direto com pássaros raros, sempre aliando parque e natureza com consciência ecológica em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

O parque dispõe de atrações aquáticas infantis, adultas e para a família, campo de futebol, circuitos de aventura, trilhas ecológicas, visitação a gruta do Farias e uma floresta viva que protege os animais em risco de extinção, dentre eles o endêmico Soldadinho do Araripe que pode ser observado de perto no parque. Quer saber mais sobre o parque? Clique aqui.

Toboáguas
Duas opções de descida, Freefall e Kamikase, com partidas e curvaturas diferentes mas ambos com descidas insanas. Se é adrenalina que procura para viver nessas férias com a família, essa é uma das opções mais radicais.

Playground
O Play João de Barro é uma ótima opção de diversão para a criançada, e para quem gosta de um bom balanço, obstáculos e casa na árvore. Esse cantinho fica logo na entrada em frente ao vestiário.

Circuito de aventura
A mistura perfeita de natureza e adrenalina. A Tirolesa e Arvorismo são 2 desafios para quem deseja curtir uma visão panorâmica do parque na copa das arvores, por cima da piscina, em alta velocidade ou no seu tempo.

Redário
Natureza e rede é uma maravilha divina. O Redário é um ambiente para quem precisa de uma pausa para relaxar sem abrir mão de ter a diversão ao lado.

Restaurantes e lanchonetes
Gastronomia típica com sabores regionais. O menu do parque é uma celebração da comida típica do cariri com um restaurante principal, restaurantes alternativos, lanches express, sorveteria e barraca de churros.

Tapiocaria
Com diversas opções, sabores regionais e um espaço completamente aconchegante, a Tapiocaria do Arajara Park oferece uma experiência única de gastronomia sensorial.

2| Geossítios do Geopark Araripe

Foto: Cidades

Para as famílias que amam natureza e história, o roteiro do Geopark é ideal para conhecer a região enquanto aproveita as belezas naturais. Formada por 9 Geossítios e uma área de aproximadamente 5.000 km², o Geopark Araripe é o primeiro parque geológico da América Latina e Caribe. Ele abriga registros do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás. 

Dentre os Geossítios que compõem o território do Araripe, estão:Geossítio Batateiras
Local: Crato, na área do Parque Estadual Sítio Fundão.
O que visitar: Trilhas ecológicas, Cascata do Lameiro, Casa de Taipa e Ruínas do Engenho de 1880.

Geossítio Cachoeira de Missão Velha
Local: Missão Velha, no Sítio Cachoeira.
O que visitar: quedas d’água, com aproximadamente 12 metros de altura, e rochas com mais de 400 milhões de anos.

Geossítio Colina do Horto
Local: Juazeiro do Norte, Rodovia Padre Cícero – Horto.
O que visitar: Estátua do Padre Cícero, Museu Vivo do Padre Cícero, Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, Trilha de acesso ao Santo Sepulcro, Capela do Santo Sepulcro e Muro da Sedição de 1914.

Geossítio Floresta Petrificada do Cariri
Local: Missão Velha, no Sítio Olho D’água Comprido local conhecido como Grota Funda.
O que visitar: Paredão rochoso e Troncos fósseis.

Geossítio Parque dos Pterossauros
Local: Santana do Cariri, no Sítio Canabrava.
O que visitar: Escavações Paleontológicas e Museu de Paleontologia da URCA.

Geossítio Pedra Cariri
Local: Nova Olinda, às margens da rodovia de acesso ao Município de Santana do Cariri.
O que visitar: Exploração da Pedra Cariri na antiga área de mineração de calcário conhecida por Mina Triunfo.

Geossítio Pontal da Santa Cruz
Local: Santana do Cariri, estrada que dá acesso ao topo da Chapada do Araripe.
O que visitar: Mirante, Trilha do Pontal, Capela São Bom Jesus das Oliveiras, Restaurante do Pontal, Cruzeiro.

Geossítio Ponte de Pedra
Local: Sítio Olho D’água de Santa Bárbara, junto à CE-292 que liga Crato a Nova Olinda.
O que visitar: Ponte de Pedra e Mirante Natural da paisagem do Cariri.

Geossítio Riacho do Meio
Local: Barbalha, na CE-060 que dá acesso ao município de Jardim.
O que visitar: Trilhas Ecológicas, Nascentes da Coruja, do Meio e do Olho D’água Branco, Pedra do Morcego, Áreas de observação de pássaros no Riacho do Meio.

3| Complexo Ambiental Mirante do Caldas

Foto: Hélio Filho

Esse é um dos lugares com aquela vista incrível da Chapada do Araripe ideal para captar momentos incríveis com a família. Para quem ainda não conhece, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas fica na cidade de Barbalha, e é um espaço dedicado à educação ambiental, cultura e turismo, cujo objetivo é se tornar um centro de referência histórica e ambiental na região.

Teleférico
O Teleférico de Barbalha é composto por veículos de três lugares em um percurso de aproximadamente oito minutos, que segue da plataforma Bom Jesus, na sede do complexo, a plataforma Mirante do Caldas, no topo da Chapada. O equipamento impulsiona o ecoturismo se tornando uma ótima opção para toda a família. Funcionamento de quarta a domingo, das 09 às 17h.

Borboletário
Coordenado por biólogos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Borboletário do Cariri é um espaço de pesquisa e de visitação que reúne dezenas de espécies de borboletas coletadas na Floresta Nacional. A iniciativa visa inserir o visitante no universo natural da Chapada do Araripe, com informações sobre a flora local e o processo de reprodução das borboletas.

Mirante
O Mirante do Caldas é uma plataforma aberta para a beleza paisagística da Chapada do Araripe. Já no século passado foi levado o Cruzeiro do Caldas, símbolo religioso inaugurado pelo Padre Ibiapina em 1869. Agora, através da passarela condutora e lunetas instaladas, é possível ver as belezas naturais da floresta e visualizar pontos simbólicos, como o centro histórico de Barbalha, a Colina do Horto e o povoado do Caldas.

Centro de Interpretação
Exposição permanente do território da Chapada do Araripe, com conteúdos que contam a história do lugar e sua importância nos aspectos paleontológicos, arqueológicos, naturais e culturais Funcionamento de terça a quinta, das 09 às 18h, e nos sábado e domingos, das 08h às 19h.

Museus, monumentos e patrimônio histórico

4| Estátua de Padre Cícero

Foto: Hélio Filho

Uma das visitas que não pode faltar nesse roteiro de férias é conhecer a Estátua de Padre Cícero, a figura mais importante de Juazeiro do Norte, tido como o responsável pelo crescimento da cidade, que transformou-se na mais importante do interior do Ceará. Então aproveite o dia para conhecer a história do padre e da capital da fé, mas não deixe de ficar até o fim da tarde para curtir um pôr do sol com uma vista esplêndida da cidade.

Monumento
A estátua foi inaugurada no dia 1º de novembro de 1969, no alto da Serra do Catolé, também conhecida como Colina do Horto. Ela é a terceira maior estátua do mundo esculpida em concreto, com 27 metros de altura, pelo artista Armando Lacerda. Estima-se que o monumento receba cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano.

5| Museu de Paleontologia

Foto: Autoral

Um dos passeios mais legais para fazer em família é visitar o Museu de Paleontologia do Cariri, atraindo de criança à adulto, a história de quem habitava a terra há milhões de anos atrás sempre nos fascina a saber mais. Então esse é o lugar que reúne toda essa cronologia e exposição de fósseis reais encontrados na própria bacia do Araripe.

História
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi fundado em 1985. Em 1991, o Museu foi doado à URCA, passando a integrar a estrutura da universidade como núcleo de pesquisa e extensão. A partir de 1997, através do projeto de implantação do Complexo Paleontológico da Chapada do Araripe, o Museu tornou-se propulsor da pesquisa paleontológica, na divulgação da ciência e no apoio à cultura do Cariri.

Acervo
Seu atual acervo abriga vários grupos de fósseis, sendo que seus maiores representantes são: troncos petrificados (por silicificação), impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes (crustáceos, aranhas, escorpiões e insetos); peixes (tubarões, raias e diversos peixes ósseos), anfíbios e répteis (tartarugas, lagartos, crocodilianos, pterossauros e dinossauros). Todo esse material fossilífero é proveniente, principalmente, das Formações Missão Velha e Santana (membros Crato, Ipubi e Romualdo) da Bacia do Araripe.

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 16h, e no domingo, das 9h às 14h. Para visitas em grupo deverá ser feito agendamento prévio junto à administração do Museu: (88) 3545-1206.

6| Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri

Foto: Fundação Casa Grande

Se passar por Nova Olinda, um dos lugares imperdíveis é a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A ONG foi criada em 1992, quando Alemberg Quindins, músico e pesquisador, iniciou a restauração da casa grande (que pertenceu a seu avô), com objetivo de armazenar uma coleção de peças arqueológicas.

A organização reúne uma Fundação, um Museu e um Centro Cultural com objetivo de fomentar a formação infantil e dar qualificação profissional aos jovens de Nova Olinda, através da vivência em gestão institucional dentro dos seus cinco programas:

I. Educação Infantil;
II. Profissionalização De Jovens;
III. Empreendedorismo Social;
IV. Geração De Renda Familiar;
V. Sustentabilidade Institucional

Cultura e entretenimento

7| Centro de Cultura Popular Mestre Noza

Foto: Hélio Filho

Celeiro de cultura, o Cariri reúne um dos acervos mais visitados da região. Então na rota de lugares para visitar nas suas férias pode adicionar o Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Ele fica no centro de Juazeiro do Norte e é um dos principais acervos culturais do município, o espaço foi criado em homenagem a Inocêncio Medeiros da Costa (Mestre Noza), considerado primeiro artesão da região.

Hoje, o Centro de Cultura abriga obras de mais de 100 artesãos do Cariri que fazem a madeira tomar forma e ganhar vida. A visitação é aberta ao público, que pode observar a diversidade das obras esculpidas presentes no local. O visitante tem um experiência única de poder não só ver as peças finais mas, inclusive, de acompanhar o trabalho em realização dos artesãos no local.

Apoio ao artesão
Para além de ponto turístico, o Centro de Cultura também atua como apoio aos artesãos da região, eles compram as peças produzida e revendem para diversos locais. O dinheiro arrecadado com a venda é reinvestido no centro de cultura e na compra de novas peças.

8| Lira Nordestina

Foto: Jainara Sabino

A Lira Nordestina é um equipamento cultural da cidade de Juazeiro do Norte, atualmente ligada a URCA. O espaço é a maior referência do Cariri no que tange a xilogravura e cordel, e é parte importante da história do Cariri desde 1936, época em que era conhecida como tipografia São Francisco. Desde então se mantém como ambiente vivo de produção, encontro de artistas e distribuição cultural. São poetas, repentistas, xilógrafos e pesquisadores que consagram esse solo localizado no centro da cidade.

Lira tem grande importância tanto do patrimônio material como imaterial. Hoje ela detém um grande acervo de máquinas tipográficas, clichês e de tipos, resgatando uma quantidade enorme de materiais que fizeram parte das tipografias que se caracterizaram no nordeste brasileiro. O equipamento reúne também a Associação dos Xilógrafos e Artesãos do Cariri – AXARCA, com projetos de apoio e disseminação da xilogravura, pintura, escultura, entre outras artes, através da realização de oficinas, exposições e apoio ao artesão no tocante à valorização profissional.

Xilogravura, que arte é essa?
Xilogravura é a arte de escrever e desenhar na madeira, cujas origens se perdem no tempo. No Nordeste brasileiro sempre existiu a dobradinha xilogravura-cordel, mas é na região do Cariri que a Xilogravura ganha uma característica marcante ao ilustrar os cordéis, em especial suas capas. Foi através da Lira Nordestina que surgiu muitas xilógrafos. Os gravadores da região que hoje fazem parte da Lira, em sua grande maioria, foram inspirados por familiares ou amigos que trabalhavam na antiga tipografia São Francisco.

9| Praça da Sé

Foto: TripAdvisor

Quem conhece a princesa do Cariri certamente sabe a fama da sua belas praças. E para quem ainda não conhece o Crato, a primeira opção para adicionar no seu roteiro é a Praça da Sé, que pode ser visitada desde pela manhã bem cedo à noite. Favorecida pela localização estratégica em meio ao centro urbano da cidade, a praça conta com uma variedade de barracas de comidas, restaurantes, ambiente acolhedor e divertido.

História
A Praça da Sé recebe esse nome pela sua proximidade com a Igreja da Sé. A cidade se expandiu em volta da praça e do templo católico de taipa construído em 1740, algumas edificações históricas oferecem uma visão do passado.

10| Oficina do mestre Espedito Seleiro

Foto: Hélio Filho

Quem busca visitar um lugar do Cariri que une arte, tradição, história, cultura e inovação, uma ótima escolha é a Oficina do mestre Espedito Seleiro na cidade de Nova Olinda. O artesanato é feito em couro de cabra, pelica e camurça, levando uma estética própria na confecção que valoriza os desenhos e as cores despertando atenção nacional para as peças e encantando com a beleza, acabamento e conceito.

O mestre-artesão produz calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas, além das selas, gibões e outros elementos da cultura vaqueira herdadas pelo ofício do seu pai. Algumas de suas peças são inspiradas em fortes nomes da cultura regional como as sandálias de Lampião e de Maria Bonita.

História
Espedito Veloso de Carvalho, nascido em 1939, desde cedo iniciou o ofício de seleiro junto ao seu pai com produção de selas e outros equipamentos, fazendo ser reconhecido como Espedito Seleiro. Com o passar do tempo o artesão iniciou a confecção de novas peças e inovou implementando cores para as suas obras, fruto de suas investigações de pigmentos naturais e tingimento em couro.

Atualmente Espedito Seleiro é mestre da cultura, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura. Possui ainda título de Notório Saber, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebido no ano de 2017.

E aí, pronto para mergulhar no Modo Férias desbravando o Cariri?
Vem curtir as riquezas naturais do interior do Ceará!